sábado, 18 de setembro de 2010

Ooh Minas Geraisss

O  que as Minas Gerais tem ??




As Minas Gerais de Juscelino Kubtschek, de Guimarães Rosa, do Rei Pelé e de Milton Nascimento, tem os maiores encantos. A Cultura do Povo Mineiro encanta não só por ser uma das mais características do Brasil, mas, sobretudo, por ser cheia de histórias próprias. Um dos maiores estados brasileiros, Minas é berço de inúmeros vultos famosos, é de lá que veio Santos Dumond, Antonio Franciso da Silva - o Aleijadinho -, e ainda hoje, é de terras mineiras, sertanejos como Victor e Leo.
Minas Gerais conta histórias bem brasileiras, que remontam à época dos escravos, do Ciclo do Ouro, das pedras preciosas e cidades como  Diamantina, Sabará, e outras, escrevem muitas páginas da História Brasileira.
Os sabores da Cozinha Mineira, desperta espírito criativo, seja na mistura dos ingredientes, seja por seus temperos, produzindo, assim, uma culinária típica, muito rica e bem variada... É simples, mas de um sabor incomparável e marcante.
Minas Gerais é terra de uma cultura que se reinventa, se recria, desiste, persiste deixa rastro; traços de memória, que nao nos deixa orfãos de História.
Suas crenças e práticas religiosas são marcada pelo Cristianismo - católicos e evangélicos -, não obstante, Minas Gerais é a terra do Médium Chico Xavier, um dos maiores expoente do Espiritismo brasileiro.
Portanto, a Terrinha do Uai, da mastumati, do leitidendapia, e das mais lindas morenas, é digna de ser louvada:


Sou Feliz por ter nascido
na terra dos minerais
de tantos que até duvido
que algum lugar tenha mais


De povo bom, decidido
inteligente demais
solidário e divertido
que se esquece de seus ais....


Sou feliz por ter nascido nas Minas Gerais


(Lisieux)


Francela Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário