terça-feira, 19 de outubro de 2010

Um Ano Depois....




Além desses dados, a pesquisa mostrou também a alta porcentagem de satisfação popular, inclusive entre fumantes e ex-fumantes, em relação à medida. O governo, avalia esses dados de forma muito positiva e diz que programam continuar o trabalho intenso de fiscalização e conscientização até o final desse ano.
A Lei Antifumo é uma medida que acompanha uma tendência internacional de restrição ao fumo, já adotada em cidades como Nova York, Londres, Paris e Buenos Aires. No Brasil a norma segue o exemplo do estado de São Paulo e segue para cidades como Curitiba, Salvador, Goiânia, entre outras.
Apesar da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) acreditarem que a norma ainda é arbitrária, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o fumo passivo é a terceira maior causa de mortes evitáveis no mundo. 

Se a Lei atingiu uma popularidade tão significativa, inclusive entre os fumantes, sem dúvidas estamos no caminho certo. A Lei Antifumo, ao meu ver, é uma forma de educar as pessoas, conscientizando-as, de que o fumo não traz benefício algum.

Frequentadores, não-fumantes, de bares fechados, como o Vila Dionísio, que digam. Antes saimos de lá com um cheiro de cigarro, desculpem-me os fumantes, horroroso! Hoje, com a restrição do fumo, em consequencia da Lei, o ambiente tem cheiro é cheirosinho, não que o contrário seja mal cheiroso!

Respeito as diferenças...como também, as decisões pessoais...Entretanto, é preciso ter bom senso quando se trata de uma questão de impor o outro numa condição desagradável!!

Esse assunto foi tema do meu primeiro trabalho de Telejornalismo. Uma matéria gravada no Campus da Pucc!!!

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. Na verdade, se eu fosse falar tudo o que eu penso, acabaria com um texto gigante, então me limito a dizer que acho essa lei uma das únicas q deram certo nesse país; e também q não entendo pq as pessoas fumam. Realmente, não entendo. Não sei c é bom, nunca experimentei, mas mesmo assim, esse treco mata. Matou meu avô em fevereiro. sério, não dá pra entender.

    ResponderExcluir
  2. concordo e seria até mais radical; porém deixo por aki comentar sobre ,mais continuo a admirá-lo desta então ideologia de podermos ter um mundo melhor, uma sociedade com hábitos saudaveis;e menos poluiçoes principalmente a produzida pelo cigarro!!Parabens.

    ResponderExcluir