terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Espetáculo do Parto...


Trinta e oito dias depois, a terra devolveu do seu ventre trinta e três frutos de vida, presos a 700m da superfície, após regar por tanto tempo, no mesmo Deserto de Atacama, sangue, suor e lágrimas ...
Barracas solitárias, familiares desesperados, bandeiras, velas, fotografias, orações, irmãos, pais, filhos, todos rezaram e clamaram, ao calor do dia e ao frio cruel da noite do deserto, por seus mineiros... Imaginavam que dali, como em outros momentos, trinta e três cruzes surgissem como fruto de mais uma tragédia!
Entretanto, não ...
Uma mensagem anunciando que todos os trinta e três homens estavam vivos fez surgir a euforia no deserto ... e foi aí o início de um espetáculo emocionante!!
A multidão se formou - gente de todos os cantos, de todos os jeitos, de todas as faces - de palhaços, pastores, atrizes, milionários,políticos a milhares de Jornalistas!!!
Em um lugar no qual mineiros foram metralhados, impiedosamente, em massacres cruéis, viveu-se uma epopéia com final feliz!
O País inteiro ... O mundo todo ...
Todos assistiram, assim, no último dia 13 de outubro, numa bela quarta-feira, o "parto" de trinta e três mineiros mergulhados na escuridão ...
Um espetáculo extraordinário!
Câmeras do mundo inteiro voltaram para a trágica situação de homens que se metem nas minas para fazer um trabalho desesperado e tão difícil. Homens que, em sua maioria, passam temporadas longe de casa para "carregar toneladas de carvão e, em troca, só envelhecer e aumentar suas dívidas" como cantava Ernie Ford, em Sisteen tons.
Ato de Heroísmo: Trinta e três mineiros transformados em Heróis Nacionais ...
Episódio considerado como um milagre... uma benção...
Não obstante, quais razões levou o mundo a cercar Copiapó?
Entre tantos possíveis, o filósofo, escritor e ex-diplomata chileno, Antônio Skármeta, ousam com três hipóteses. Entre elas, Skármeta, sabiamente, pressupõe que o fato de ter metido uma câmera junto com a I ajuda humanitária transformou o episódio num fenômeno midiático imediato. Além do fato da ideia do Renascimento ser familiar à cultura Cristã e Budista. Para o filósofo, entrevistado pelo Jornal Estado de S.Paulo, a cena do resgate foi como um Parto - daí a emoção  Universal!!!

E como diz o Escritor Chileno, Hernán Rivera: "Um resgate que foi além do trunfo da tecnologia, uma lição de vida para a Humanidade. Uma prova de que quando os homens se unem a favor da vida, quando oferecem conhecimento e esforço ao serviço da vida, a vida responde com mais vida".

Uma lição midiatizada ... e é essa Mídia, que mesmo ao espetacularizar, cumpre uma função importante: tornar público um fato ... um episódio, seja ele trágico ou fortuito.
Assim, se nada acontecer daqui para a frente, se nenhuma medida for tomada contra essas injustiças trabalhistas, sociais e morais que essa gente é subordinada, se tudo isso manter-se inalterado, ao menos todos terá a consciência de mais uma situação desumana que parte de nós é submetida.


(Algumas partes do texto são adaptações de artigos do escritor chileno Hernán Rivera e do jornalista Ivan Marsiglia)

Francela

Nenhum comentário:

Postar um comentário