quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Elas - O primeiro sexo ?




Há um tempo, não muito distante, mulheres tinham uma única função importante: Procriar! Assim, sendo exímias mães e esposas, que essa incrível tribo está alçando conquistas privilegiadas dentro da sociedade e num momento de novas conquistas - já que há quase dois anos, o mundo todo acompanhou a vitória do Primeiro Presidente negro numa nação marcada pelo preconceito racial (EUA) - que vamos vivenciar, agora, especialmente no nosso país, em Janeiro de 2011, mais um marco na História Política do Brasil: a posse da Primeira Presidenta - Dilma Rousseff!
Um momento propício para lembrar quantas lutas e obstáculos ELAS não enfrentaram e enfrentam até hoje para conquistar seus sonhos e objetivos. Consequentemente é em meio a inúmeras lutas, preconceitos e tanto machismo, que estão ELAS destacando como Vereadoras, Prefeitas, Governadoras, Chefes de Estado, Primeira-Ministras, Chefes de Governos e Presidentas, além de ter construído Histórias em importantes Reinos como a Rainha Elizabeth I - que fez da Inglaterra uma Potência Marítima. Mulheres com uma admirável perseverança buscando seus Direitos desde séculos passados, como revela um clássico da Literatura Feminista do século XVIII - "A Reivindicação dos Direitos das Mulheres" - por Mary Wolstonecraft, defendendo uma educação às mulheres para que essas aproveitassem seu potencial humano.
E foi por meio dessa capacidade feminina, que em 1822, Maria Leopoldina Josefa Carolina, participou de uma das mais importantes decisões da História Política brasileira, pela qual o Brasil tornou-se livre de Portugal, exigindo, portanto, de D.Pedro I a proclamação da Independência com as seguintes palavras: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece". Como também, foi por uma sábia decisão feminina, a da Princesa Isabel, que governava o Brasil na ausência de Dom Pedro, que os escravos foram libertos por meio da Lei Áurea.
Entretanto, preconceitos reinaram por muito e muito tempo... Mulheres foram suprimidas por séculos, de Direitos, Educação, entre outras liberdades. Algo impensável, mas só em 1827 que tiveram acesso às escolas elementares e só em 1879, mulheres brasileiras puderam frequentar Instituições de Ensino Superior. No âmbito da Polítcia, em especial, foram excluídas até a década de trinta da conjuntura nacional, até que finalmente, em 1932, Getúlio Vargas concedeu-as o Direito de votar, por meio de um novo Código Eleitoral. Sendo assim, de peito aberto, já em 1933 é eleita, para a Assembleia, a única mulher - Carlota Pereira de Queiroz.
Por conseguinte, a partir da metade do século vinte, novos espaços foram abertos, e, em 1945, por meio de uma carta das Nações Unidas, a Igualdade dos Direitos é reconhecida.
Politicamente, graças à força de vontade incomparável desse sexo considerado, pela maioria do universo masculino, como frágil e inferior, que estrelas começam a brilhar cada vez mais: Maria Pio, Primeira Candidata à presidência do país em 1989; Júnia Marise, Primeira Senadora em 1990; Zélia Cardoso de melo, Primeira Ministra em 1993; Roseana Sarney, Primeira Governadora do Brasil em 1994, entre tantas outras. E com a coragem de mulheres como Ellen Gracie, eleita a Primeira Presidente do Supremo Tribunal Federal, em 2006, que acompanhamos o sucesso da campanha da ex-Ministra Marina Silva à presidência da República e vamos assistir em Janeiro de 2011, a posse da Primeira Presidenta Brasileira, Dilma Rousseff - mineira, ex-ministra e agora, nossa Presidenta!
Dilma escreverá páginas da História Política da América Latina como Michelle Bachelet - Primeira Presidenta do Chile em 2006 e Cristina Kirchner, Primeira Presidenta da Argentina! Inédito, já que, Brasil, Argentina e o Chile representam os países mais importantes da América do Sul...
Independente de qualquer partidarismo e de qualquer ideologia política, o Brasil passa por mais um Marco Histórico. As mulheres brasileiras representam mais da metade do eleitorado nacional e nessa circunstância que uma Mulher ocupará o maior Cargo dentro da Hierarquia Política. Uma Honra para um povo que carrega as marcas da exclusão.
Mulheres militam por uma única causa por Direitos que são de todos; e momentos como esse revela-nos que são capazes, que não são frágeis, são sensíveis, são femininas, mas não são inferiores, são iguais com as respectivas singularidades.
Portanto, são Mulheres que sofreram e que ainda sofrem por serem Mulheres, como aquelas cento e vinte e quatro de 1857, no Estado de Nova York,  que morreram queimadas, numa fábrica têxtil, por uma ação policial, porque, simplesmente, reivindicavam redução da jornada de trabalho e direito à licença maternidade - daí o Dia Internacional da Mulher em oito de março!
Dedicadas... Não recuam... Vão em frente... São corajosas... Matam quantos leões precisar e conquistam... São Heroínas!
Dilma Rousseff representa, nesse momento, o orgulho de ser mulher!
Parabéns a essa tribo abençoada!




2 comentários:

  1. Ei, Fran, vc acabou esquecendo de citar a Cleópatra, a mulher mais poderosa que esse mundo já viu! hehe ^^
    E acho q vc se interessaria em ler um livrinho básico do século XIX, Jane Eyre, a primeira personagem feminista da literatura mundial. Claro, a obra foi escrita por uma mulher tb... Charlotte Brönte... bem na época em que as mulheres começaram a ter espaço para publicar livros tb.
    Enfim, não sou nada fã da Dilma, mas eu acho q vai ser super legal ter uma mulher na presidência. Posso não gostar dela, mas que ela abriu uma porta muito pesada, ela abriu! hehe ^^ Agora, com licença que eu viou queimar sutians na praça do castelo, uhu!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post, pois é importante falar sobre o destaque que as mulheres vem ganhando cada vez mais no mundo.
    E já que no comentário de cima falaram sobre o feminismo, tem um filme que eu gosto muito, chamado "Abaixo o Amor", que fala exatamente sobre isso, apesar de vir com uma boa dose de romance.

    ResponderExcluir